Você já se perguntou por que entra e sai ano, você nunca consegue colocar em prática suas metas e objetivos e acaba frustrado?
A resposta é simples, você está traçando metas da forma errada.
Existe uma técnica fácil e eficaz, que vai mudar, de uma vez por todas, esse padrão: O método METAS SMART!
Leia esse artigo e aprenda o passo a passo para construir propósitos da maneira correta.
Todas as estratégias, de forma descomplicada, para não só cumpri-las, como se fosse uma máquina de bater metas!
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Método SMART Para Cumprir Suas Metas E Objetivos + Bônus SMARTER
- A diferença entre objetivos e metas
- O que é o MÉTODO SMART
- Por que ter e cumprir metas é tão importante?
- Por que eu falho na hora de atingir minhas metas?
- Dicas infalíveis para colocar novos hábitos em prática
- BÔNUS: SMARTER, o SMART melhorado
Antes de você aprender a ferramenta SMART, é importante analisar em que ponto você está e qual é o motivo.
Mais da metade do ano já passou, mas como estão as metas que você estipulou ele?
Já parou para fazer a análise sobre quantas você colocou em prática, quantas estão em andamento e quantas nem saíram do papel?
Todo réveillon é mesma coisa.
Você se enche de energia e animação, faz diversos planos, jura promessas e traça metas, não é mesmo?
Mas será que você realmente os coloca em ação?
Se você deseja fazer um teste para entender onde se encontra na escala de procrastinação e inércia, é simples:
Feche os olhos nesse momento e pense em cada um dos objetivos que você traçou lá no começo do ano.
Pensou?
Agora, visualize quantos deles você cumpriu ou está caminhando para cumprir e quantos está longe de alcançar ou nem mesmo iniciou.
Fez o cálculo? Então responda para si mesmo ou anote qual foi o seu saldo.
Foi positivo ou negativo?
Caso tenha sido negativo, você não está sozinho.
Você sabia que menos de 8% dos brasileiros cumprem suas metas para o ano?
Mas o que será que causa esse nível tão baixo de êxito?
A resposta é tão simples quanto óbvia: As pessoas tendem a só levar em conta o resultado final e não o processo inteiro, e é justamente nesse ponto que se encontra o erro fatal.
Metas genéricas, sem objetivos claros e bem definidos, tendem a falhar.
Para atingir um objetivo é necessário ter planejamento, saber exatamente aonde quer chegar, em que direção está indo, se faz algum sentido seguir aquele caminho e ter um prazo para cumprir.
Basicamente, ter as metas e objetivos bem delineados.
Para isso existe o MÉTODO SMART, que nada mais é do que uma espécie de checklist para verificar se suas metas têm os requisitos básicos para serem colocadas em prática.
Mas antes de falar mais detalhadamente sobre metas SMART, vamos descobrir a diferença entre objetivos e metas. Pois é justamente a confusão desses dois termos que faz você ter dificuldade para defini-los, principalmente na hora de criar um planejamento pessoal, profissional e até mesmo empresarial.
A Diferença Entre Objetivos E Metas

O Que São Objetivos
Objetivos são os lugares que você quer chegar e os sonhos que você deseja tornar realidade.
Eles são abrangentes e dizem respeito ao propósito de realizar algo.
Nada mais do que os anseios que nos movem e nos motivam diariamente.
Objetivos pessoais podem ser: fazer uma nova faculdade, mudar de país, ser promovido, montar o próprio negócio, fazer um safári, casar, ter filhos, comprar uma casa ou reformar a que mora.
Já os objetivos de uma empresa podem ser desde: aumentar o faturamento, expandir, abrir uma nova filial, contratar mais funcionários, conquistar novos mercados…
Até estipular datas de entrega para serviços, implantar um novo sistema operacional, entre outros.
É basicamente um plano genérico que diz respeito ao lugar que se pretende chegar. O seu ponto focal.

O Que São Metas
Já a meta é o objetivo de forma quantificada e detalhada. Pequenas ações que precisam ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente.
A meta pode ser descrita como tarefas específicas que precisam ser realizadas sistematicamente em prol do foco final.
Metas são organizadas e planejadas, são temporais e têm prazos específicos para acontecerem.
Quando todas as metas de um assunto são atingidas, você consegue alcançar o seu objetivo.
Se o chefe de marketing determinou o seguinte objetivo: melhorar o ranqueamento do seu site no Google, até ocupar o primeiro lugar na busca de palavras chaves relacionadas.
Suas metas, entre outras, serão: elaborar estratégias de SEO para melhorar a qualidade e periodicidade de seus conteúdos, a fim torná-los mais relevantes para o Google, em um prazo específico.
Já se um jovem tem como objetivo passar um mês viajando pela Europa no verão, duas de suas metas serão traçar caminhos para ganhar e economizar dinheiro em prol de realizar sua viagem.
Além de organizar sua agenda de trabalho para conseguir tirar férias na época do verão europeu.
Por isso, fazer um bom planejamento das suas metas pode te ajudar a alcançar seus objetivos; e é justamente isso que o método Smart te ensina.
Continue lendo esse artigo e aprenda a construir, organizar e arquitetar suas metas de maneira muito mais eficiente, da forma SMART!

O Que É O MÉTODO SMART
SMART nada mais é do que um acrônimo ou sigla, que reúne as características fundamentais para a definição de uma meta.
Ela tem o S de Specific, M de Measurable, A de Achievable, R de Realistic e T de Timely.
Em uma tradução mais simplificada, de acordo com o método, todo meta deve ser:
- Specífica
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Tangível

Dessa forma, ao invés de apostar em definições vagas, um plano de ação é construído com estimativas reais.
Esse conceito foi desenvolvido por Peter Drucker, justamente para ajudar a identificar se as metas são consistentes, através de um checklist simples dos atributos acima.
Assim você pode se planejar de forma mais eficaz, de maneira fácil e intuitiva.
Além disso, ele pode ser utilizado para qualquer tipo de metas – as pessoais, profissionais ou empresariais.
No termo SMART, cada letra tem um significado. Então, para que você possa construir sua meta ainda hoje.
Vamos falar de cada um a seguir:

S – Specific, Ou Específica.
O primeiro passo no conceito SMART é definir um objetivo específico para a meta. Mas o que significa isso?
Uma meta deve ser específica naquilo que quer e bastante direta, nada subjetiva. Ela não deve deixar espaço para lacunas.
É absolutamente necessário que todos os envolvidos tenham claro entendimento do que se trata. Se no ambiente corporativo, a meta fosse apenas aumentar o faturamento, ela não seria específica.
Pois esse é um objetivo muito genérico e os funcionários não teriam a compreensão necessária para criar um plano de ação.
Assim, mesmo que se gastasse 1000 reais em marketing e tivesse um retorno de 100 reais no faturamento, a meta estará cumprida.
Já no âmbito dos desejos pessoais, caso o seu objetivo seja viajar, mesmo que você vá pra uma cidade vizinha não muito atraente, por definição a meta teria sido alcançada.
Por isso, quanto mais específica for a meta, melhor!

Então observe como é diferente quando você especifica a meta: O alvo é um aumento no faturamento de 30%, investindo em ações orgânicas de marketing digital, lideradas pela equipe de marketing, até o final do ano.
Ou, com o objetivo de viajar, você estabelece a meta de fazer um tour de 12 dias pela Europa em Setembro, passando pela Espanha, Portugal e França, utilizando o dinheiro que você vai arrecadar fazendo 1h extra de trabalho durante três meses.
Nos exemplos acima você já tem definido o que quer fazer, como quer fazer, o que precisará para colocar em prática e que prazo tem para realizar. Isso é uma meta!
Outra questão importante é ter a consciência que cada um tem uma visão de mundo particular, portanto se você deseja conquistar sucesso, você precisa ter definido o que significa mais sucesso para você?
Triplicar os seus lucros, ser famosa no Instagram ou ter um aumento de 100 reais na sua renda?
Logo, sucesso não significa o mesmo para todo mundo.
Para te ajudar a entender, na forma prática, as perguntas necessárias para a criação de uma meta especificada da maneira correta e eficaz, vamos usar o seguinte caso:
Objetivo: Aumentar as vendas
Para criar uma meta específica no modelo SMART para esse objetivo, é necessário responder às seguintes perguntas:
- O que se espera alcançar com essa meta?
Um aumento de 30% nas vendas
- Quem será responsável por ela?
A equipe de marketing.
- Onde serão realizadas ações em prol da meta?
Nas mídias digitais. Site da empresa, blog e redes sociais.
- De que forma ela será alcançada?
Com a divulgação de conteúdos orgânicos relevantes e que gerem valor.
Torná-la específica é importante para que você e toda a equipe tenha claro onde chegar. Feito isso, você pode partir para os outros requisitos da meta SMART.
M — Measurable, Ou Mensurável
Uma meta precisa poder ser medida de forma objetiva, em números. É necessário acompanhar o progresso de uma meta e , ao final, identificar quando ela foi alcançada.
Até porque, de nada adianta você colocar em prática um plano de ação se não há como acompanhar se ele vem dando certo. Criar uma meta que não pode ser medida, não faria nenhum sentido.
Imagine que você quer melhorar a imagem da sua marca. Porém, você não faz essa avaliação, não tem uma pesquisa para isso.
Então, você não conseguiria acompanhar o desempenho das ações e dizer que a meta foi alcançada.
Estaria apenas desperdiçando tempo e dinheiro e em ações inúteis e deixando grandes oportunidades de lado.

Por isso, para identificar se a sua meta é mensurável ou não, pense nela e se responda se dá para medir seu resultado em números, tanto de tempo quanto de dinheiro.
Uma meta mensurável consegue responder essas três perguntas com facilidade:
- Quais são os resultados esperados ao concluir essa meta?
Exemplo: Reduzir os gastos de despesa com funcionários em 10%
- Quanto tempo de dedicação será necessário para alcançar essa meta?
Até quatro meses.
- Como esse resultado pode ser mensurado?
Avaliando a evolução específica desse centro de custos.
Uma coisa é clara: Quanto mais evidências palpáveis e não subjetivas para você mensurar, melhor.
A — Attainable Ou Atingível
De nada adianta ter um meta incrível, se ela é fora da realidade e não pode ser atingida. Sonhos não têm limites, mas metas sim.
Metas precisam ter condições realísticas de serem colocadas em prática. Definir um objetivo atingível, separa a utopia da realidade.
Ou seja, ao definir metas o foco é construir e planejar algo viável, que pode ser alcançado.
Todo mundo deseja ganhar na loteria, mas se você estabelece como meta ter alguns milhões a mais na conta no mês que vêm e não tem nenhum bilhete premiado, é muito difícil que seu plano se realize.
Isso não quer dizer que você não possa trabalhar com metas e objetivos maiores, apenas que eles precisam ser minimamente realistas; e de sua disposição e esforço para fazê-los acontecer.
Se você quer faturar algo muito acima do que fatura trabalhando no mesmo lugar, você precisa estar disposto por exemplo a trabalhar os sete dias da semana invés de cinco.
Caso isso não faça parte dos seus planos, esqueça. Essa não é uma meta atingível.

Se você tem filhos, por exemplo, e precisa passar os fins de semana com eles, traçar metas altas demais e com tempo muito curto além de não serem atingíveis, podem gerar a sensação de fracasso e muita frustração.
Na contrapartida disso, quando você mira alto, a chance de você atingir algo mais elevado é muito maior do se você tivesse alvejado algo baixo. Por isso, você não precisa mirar tão baixo.
Já quando você estabelece uma meta para uma equipe existem outros pontos a serem avaliados e precisa de muito mais cuidado.
Criar metas altas demais é muito prejudicial, pois pode desmotivar a equipe e gerar uma enorme frustração. Estratégias e ações serão desenhadas, mas os resultados esperados não serão alcançados.
Nesses casos, é fundamental avaliar os seguintes pontos:
- Com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
- Qual a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível?
Ao invés de estabelecer, de cara, uma meta de um aumento de 50% em seis meses, você pode estipular 30% como foco. Se ao final dos três primeiros meses foi atingido 30%, você aumenta ela para 50%.
Essa estratégia surte ótimos resultados.
Crie metas alcançáveis para não se frustrar ou desmotivar a equipe, analise os resultados, e sempre incentive para o melhor. Pés no chão!
R — Relevant, Ou Relevante
Para saber se uma meta é relevante, faça a seguinte pergunta: Por que ela é importante e que impacto ela trará?
Para uma meta ser considerada relevante ela precisa estar alinhada com seu propósito de vida ou o propósito da empresa, além de impactar positivamente no trabalho ou na vida.
Não só na sua ou da empresa, mas de todos os envolvidos.
Aumentar a presença online da empresa é, sem dúvida, muito importante para o crescimento da marca e certamente trará retorno financeiro a médio e longo prazo para o negócio.
Impactando na vida financeira de todos os colaboradores. Por isso, é relevante.

Se ser uma pessoa popular no Instagram com 500 mil seguidores, abrir uma empresa na área de tecnologia ou contratar mais funcionários, vai realmente impactar a sua vida ou o seu negócio? Se sim, vá em frente!
Mas caso você ainda não tenha certeza, pense muito bem antes de investir esforço e dinheiro em uma meta que não faz tanto sentido para atingir o seu objetivo principal.
Quando você cria uma meta em uma empresa você envolve todos os responsáveis por aquela meta. Porém, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos.
Claro, considerando que sejam metas alcançáveis.
Uma meta corporativa relevante tem impacto direto nos principais indicadores da empresa, no aumento do números de clientes, número de faturamento, qualidade de vida dos funcionários e no lucro.
Uma meta pessoal importante impacta diretamente na sua vida, no seu futuro, na sua satisfação pessoal e autoestima.
T — Timely, Ou Temporal
Uma meta necessariamente precisa ter prazo. Um plano de ação sem prazo é terreno fértil para procrastinação.
Quando uma meta não tem data de entrega pré-definida ou não parece urgente ela fatalmente será adiada por você ou pela equipe.
Por isso, defina datas para qualquer meta. Porém, muita atenção, não escolha prazos curtos demais e nem longos demais.
Prazos curtos demais, geram desânimo e muito risco de desistência.
Ao perceber que não terá tempo hábil para terminar a tarefa, você ou o encarregado ficam ansiosos, estressados, gerando um clima ruim em todo ambiente.
E muitas vezes a frustração é tamanha que acaba por jogar tudo para o alto.

E caso não desista, existe o risco de estourar o tempo, algo que pode prejudicar todo o planejamento, implicando em atrasos, sentimentos de frustração e muito mais estresse.
Já os prazos longos demais criam um clima ócio e de preguiça, onde tudo vai sendo jogado para depois. Desperdiçando assim um tempo que poderia estar sendo usado em ações úteis.
A solução é escolher datas realistas, que respeitem seus limites ou os da equipe.
Outro ponto, não menos importante, é medir as ações a todo o momento, para verificar a consistência e o andamento.
Em metas de médio e longo prazo a consistência das suas ações é o fator definidor entre o sucesso e o fracasso.
Então, para fixar, vamos ver um último exemplo de meta no método SMART? Podemos descrevê-la da seguinte forma:
“Uma empresa de brinquedos aumentará em 35% sua produção, no período de quatro meses.
Para aumentar o número de brinquedos produzidos por dia, ela investirá em uma máquina nova mais potente e chamará um perito para capacitar os funcionários para a nova tarefa.
Isso diminuirá o esforço dos funcionários e aumentará o faturamento da empresa.”
Percebeu que essa meta atende todos os requisitos que listamos? Ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Toda a equipe envolvida estará empenhada em conquistar o objetivo e todos têm a ganhar, colaboradores e empresa.

Por Que Ter E Cumprir Metas É Tão Importante?

É comum que tenhamos em mente vários sonhos e vontades. Viajar, emagrecer, crescer profissionalmente, mudar de emprego, comprar uma casa, um carro, um barco, ter mais tempo livre ou ver mais os amigos…
São exemplos desses desejos que alimentamos ao longo da vida e que tentamos realizar.
Por isso, criamos metas e objetivos. Como seres humanos, a nossa essência é o desejo contínuo de sermos melhores do que somos agora.
Os nossos propósitos dão sentido à nossa existência. Sem eles somos barcos à deriva.
Um famoso diálogo do livro Alice no País das Maravilhas, ilustra bem esse conceito. Nesse trecho no livro o Gato e a Alice tem a seguinte interação:
– Gato Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?, perguntou Alice.
– Isso depende muito do lugar para onde você quer ir, disse o Gato.
– Mas eu não sei para onde ir!, respondeu Alice.
– Então não importa qual caminho você vai tomar, Finalizou o Gato.
Resumo deste singelo bate-papo: “quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Essa frase dita com sabedoria pelo Gato da clássica estória define bem um dos pontos mais importantes da falta de metas: Uma pessoa sem objetivos não é dona do seu destino.
Já o contrário acontece quando fazemos questão de determinar o que queremos, pois a partir disso, nós sabemos para onde estamos indo e empregamos ações diárias para chegar neste lugar.
Ou seja, em nosso estado desejado.
Isso nos faz sentirmos vivos e energizados. Todos os dias, acordamos com um novo gás para fazer o que for preciso e está ao nosso alcance, para tornar os nossos sonhos reais.
Outro grande ganho é o poder que isso nos dá para motivar a todos. Metas motivam equipes, norteiam as ações e a jornada evolutiva de quaisquer tipos de pessoas.
Com isso elas se sentem, diariamente, engajadas, ao protagonizar mudanças significativas.
No entanto, apenas uma pequena parte dos brasileiros cumprem suas metas periodicamente.
Por Que Eu Falho Na Hora De Atingir Minhas Metas?

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Psicologia, 94% das pessoas confessaram não se sentirem realizadas em sua vida.
Ou seja que a grande maioria das pessoas não atingiu seus propósitos ou completou metas significativas em suas vidas.
Se você encontra muitos obstáculos na hora de colocar seus planos em prática, não tem ânimo e disposição para agir ou não conhece as técnicas certas você provavelmente vai acabar entrando nessa estatística.
Quando você analisa suas ações e percebe que não fez no passado aquilo que se propôs, tende a encontrar desculpas, não é mesmo?
Geralmente as desculpas são a falta de tempo, de dinheiro necessário ou de ajuda de outras pessoas.
Você chega até acreditar que o sucesso é uma dádiva reservada a uma pequena parcela da população, que já nasce privilegiada com o dom da disciplina e com uma inteligência superior.
Mas saiba que isso não é a completa verdade!
Os maiores vilões na hora de cumprir uma meta se chamam: crenças limitantes , a auto sabotagem e, até, perfeccionismo extremo.
Muitas pessoas não conseguem colocar as metas na prática porque estão presas nesses padrões nocivos.
Geralmente quem espera estar no controle de toda situação aguardando o momento ideal para agir, acaba não saindo do lugar que se encontra, pois não existe algo como o momento perfeito.
Uma coisa é certa: Você nunca estará 100% pronto!
As pessoas que possuem crenças limitantes, acreditam que se todas as dúvidas possíveis não estiverem resolvidas e todas as variáveis que podem levar ao fracasso não estiverem resolvidas, não vale a pena agir.
Já outras tem medo do sucesso e tem aqueles que temem o fracasso, que é mais comum.
E ainda existem os que têm o pavor, ainda que inconsciente, de não estar pronto para o sucesso. Seja por falta de confiança no próprio potencial, não acreditarem que merecem ou pela síndrome do impostor.
Elas acreditam que não merecem o resultado que pode ser alcançado pela meta SMART. Isso é o que chamamos de auto sabotagem.
Elas procrastinam, perdem prazos, rejeitam a ajuda de outras pessoas.
Se você percebe que essa auto sabotagem existe de alguma maneira e você não consegue se livrar desse “ciclo vicioso”, peça ajuda!
Enfim, não podemos negar que mudar hábitos e padrões não é uma tarefa fácil, mas são eles os responsáveis por conseguirmos ou não atingir nossos objetivos.
Não somos feitos de gesso. Por mais que pareça difícil, tudo pode ser alterado.
“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto para mudar novamente. Não aceite uma verdade eterna”
Dalai Lama
Então, se apesar de todo o passo a passo acima, você ainda acha que seu caso é mais complicado e não consegue mudar de uma vez, aqui vão algumas dicas para reverter seu quadro ao poucos.
Dicas Preciosas Para Colocar Novos Hábitos Em Prática

- Escolha um hábito muito simples de fazer
Acordar cedo todos os dias, fazer 15 minutos de alongamento, lavar a louça sempre após o almoço ou ler 30 páginas de um livro diariamente, podem não parecer nada.
Mas diversos estudos comportamentais mostram que mudar pequenos hábitos no dia a dia aumentam em muito a probabilidade de atingir grandes metas futuras.
- Comece aos poucos e vá aumentando gradativamente
Se você deseja passar em um concurso e não tem força de vontade para estudar 5 horas por dia, estude apenas 15 minutos e na próxima semana meia hora e assim por diante.
- Divida em blocos
Caso seu objetivo seja ler 150 páginas de um livro, leia 50 de manhã no café da manhã, depois 50 a tarde e, por fim 50 antes de dormir.
- Não faça da exceção, a regra
Erros acontecem e todos saímos da linha uma hora ou outra, o problema é quando deixamos a exceção se tornar regra. Saiu da linha? Volte imediatamente e tudo ficará bem.
- Faça um checklist do seu progresso
Marque um check quando você realizar com sucesso uma tarefa e uma observação sobre o que deu errado quando você não fizer.
Mas acima de tudo, seja paciente! O sucesso não vem de uma auto cobrança excessiva e nem o fracasso ocorre por pequenos deslizes, qualquer um dos dois é resultado da frequência dos hábitos, bons ou ruins.
O método SMART, que você aprendeu nesse artigo, é uma forma eficiente de criação de metas. Ele é um acrônimo que, é sua tradução, forma a palavra INTELIGENTE.
No entanto existe uma fórmula baseada no método SMART e aprimorada que significa MAIS INTELIGENTE, chamada método SMARTER.
Ainda não acabou!
Como bônus, você vai aprender essa forma aprimorada do SMART.
BÔNUS: Se SMART É Bom, SMARTER É Melhor Ainda!

No Método SmartER são usadas todas as técnicas da Smart e mais duas, que são: E de Ecologic e o R de R.
Dessa forma, além da meta ter que ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal; ela também precisa ser Ecológica e ter Recompensa.
Mais o que será que isso significa?
Ecologic (Ecológico)

Uma meta ecológica nada mais é do que uma meta que está de acordo com princípios éticos e com as suas convicções morais e de vida.
Ou seja, toda ação, positiva ou negativa, tem uma reação correspondente. Tendo assim, um efeito para você e todas as pessoas e ambiente ao seu redor.
É importante analisar a ecologia da meta, pois um objetivo não ecológico pode gerar conflito com nossos valores e coisas importantes para nós.
Por exemplo, se você deseja subir na carreira, mas para isso precisa prejudicar outras pessoas;
Ou se para você o tempo com sua família é muito importante mais para aceitar uma promoção será necessário que você quase não os veja, não é ecológica. Então é importante analisar se vale a pena.
Para saber se uma meta é ecológica ou não, se faça as seguintes perguntas:
- O que vou deixar para trás ao ir em busca desse objetivo?
- O que vou deixar para trás quando alcançá-lo ?
- Como eu desejo impactar a vida das pessoas com o alcance efetivo do seu alvo?
- Essa meta prejudica a mim ou alguém que está ao meu redor (Família, amigos, colegas, sociedade)?
- Até que ponto estou disposto a abrir mão da companhia da minha família para conquistar minhas metas?
Muitas vezes, ao começarmos a colocar um objetivo em práticaque fere nossos princípios, temos uma tendência inconsciente a nos sabotar. Então negocie com seu inconsciente.
Uma forma inteligente de fazer isso é encontrar um meio termo. Se você terá que trabalhar até nos fins de semana, então se proponha a tomar café da manhã com sua família todos os dias e cumpra.
Reward (Recompensa)

Essa etapa diz respeito a duas coisas: Analisar se alcançar determinado objetivo vai realmente te trazer a recompensa que você deseja e estabelecer recompensas pessoais ou para a equipe caso o alvo seja atingido.
Verificar se a meta realmente te traz uma recompensa que faz diferença, vai muito além de analisar se ela é relevante.
Diz respeito a se livrar de falsas ilusões e fazer uma análise interna sobre suas motivações pessoais e o que você deseja para si a longo prazo.
Caso não seja, você se livra do peso de fazer algo que não era tão importante.
Já as recompensas pessoais tem um efeito enorme na sua motivação ou da equipe para continuar independente dos obstáculos. É um estímulo extra.
Estudos da mente humana demonstram que nós sempre agimos para obter algum tipo de compensação. Por isso mesmo, para se motivar ainda mais é importante que você defina quais serão as suas recompensas.
Estas, poderão ser representadas por bens materiais, ganhos financeiros ou por sensações e emoções positivas.
Exemplos disso são: Bônus, aumento salarial, um dia a mais de férias; compra da casa própria; perdão da família, cura emocional ou aceitação social.
Para saber se alcançar o objetivo trará recompensas satisfatórias e definir quais serão as melhores recompensas, se faça as seguintes perguntas poderosas:
- Como vou me sentir (emoções e sensações) quando atingir minha meta?
- O que eu acho que mereço receber por essa conquista?
- Qual será a melhor recompensa quando meu objetivo for alcançado?
- O que eu vou me dar quando realizar a meta final?

Gostou do bônus? Então pratique!
Nesse artigo, você aprendeu tudo sobre metas, o eficiente método Smart, o que precisa para defini-los, como tirar de letra os obstáculos e ainda o excelente bônus Smarter.
Agora é começar! Seja Smarter!
Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!
Augusto Cury
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