No mundo do empreendedorismo, são várias as oportunidades que surgem todos os dias de negócios querendo investimento de terceiros. Mas como encontrar um investidor anjo para o seu negócio? É aí que muitos pecam…
Quais são os critérios a serem considerados? A que devemos prestar atenção? Essas perguntas são as que mais aparecem na cabeça do empreendedor quando recebe esse tipo de proposta.
No vídeo abaixo, Alfredo Soares, Head da Loja Integrada, da VTEx e também da Xtech, falou um pouco sobre o que acontece no universo dos negócios na hora de captar um investidor.
Ele explica quais são as formas para começar um negócio e como ele entrou no mundo das startups. São dicas importantes para quem está estruturando seu primeiro negócio e não está conseguindo capital.
Como encontrar Investidor Anjo
De acordo com Alfredo Soares, é comum hoje observar empreendedores buscando um “investidor anjo” para alavancar seus negócios. Para isso, segundo ele, é importante montar um bom planejamento e apresentação.
Hoje em dia, com o Comércio Digital, é simples de validar o negócio sem capital. E buscar um investidor já tendo um negócio validado é um caminho mais inteligente para não se queimar no mercado.
O que costuma acontecer é que as pessoas vão até os possíveis investidores ainda com ideias, em vez de negócios. Ou seja: sequer verificaram mercado e posicionamento. É raro – e difícil – um investidor sério comprar uma ideia. Boas ideias não são, necessariamente, bons negócios.
Portanto lembre-se: o primeiro passo antes de procurar um investidor é validar o seu negócio. Sem essa validação, não há credibilidade que atraia investidores.
Os passos que deve seguir são:
- Captar o público certo,
- Montar o posicionamento de marketing com canal no Youtube, Instagram e redes gratuitas,
- Validar o produto no mercado.
Se o seu problema é dinheiro, saiba que existem diversas plataformas grátis e empresas de estoque virtual que podem te ajudar a começar o seu negócio.
O que investidores valorizam mais
Saiba que o mais importante não é apresentar números (de faturamento) para o possível investidor. Na realidade, você precisa mostrar como chegar a números ainda maiores: qual é a sua grande escala, estratégias e qual a sua capacidade de apresentar soluções.
Neste sentido, o principal passo para se tornar um empreendedor de sucesso é ter conhecimento.
Isso quer dizer que se você tiver dinheiro, mas não tiver conhecimento, não conseguirá muito coisa.
“Ainda tem gente que pensa que ter um Ecommerce é criar uma loja, cadastrar produto, botar uma logo, cadastrar um anúncio no Google e pronto! Os visitantes irão aparecer. Não é bem assim.”ALFREDO SOARES, HEAD DA LOJA INTEGRADA, DA XTECH E DA VTEX.
Qual é o momento de procurar um investidor?

Já se capacitou, rompeu a barreira inicial e está com um estoque mínimo com o negócio validado? Agora é a hora de procurar um investidor.
Antes disso, o negócio ainda não tem credibilidade para sair pedindo dinheiro de terceiros. Não há razões para se confiar que o negócio vai gerar frutos ao possível investidor. Assim, de nada serve se apressar.
Vamos dar um exemplo:
Se você está andando na rua que sempre passou e, de repente, um vendedor que você nunca viu na vida pede para você investir no negócio dele.
Como você sabe que aquele negócio vai dar certo? Como sabe que não vai perder dinheiro?
Você não sabe, portanto a tendência é descartar de primeira.
Agora, se vem outro vendedor que você já viu que trabalha ali há anos e que você confia pedindo investimento, você, no mínimo, vai considerar a possibilidade.
É a mesma coisa no mundo dos negócios.
É preciso validar para se obter credibilidade e fazer o investidor entender que este é um bom negócio.
Critérios para avaliar um bom negócio
Eu falei lá em cima e repito aqui: nem toda boa ideia é um bom negócio. E nem todo mundo que acredita ter um bom negócio realmente o tem.
De fato, existe alguns critérios importantes que investidores utilizam para verificar qual negócio vale a pena – e qual não vale.
No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, especialista em Ecommerce e investidor, fala sobre o lado do investidor e como ele avalia negócios.
Compilei as etapas mais importantes que o Bruno mencionou para você avaliar se o seu negócio vale a pena o investimento. Confira:
1 – A proposta deve combinar com o investidor
Um investidor costuma favorecer empresas que estão ligadas às suas paixões e hobbies. Para deixar claro, não estou falando sobre profissão de forma obrigatória. Uma pessoa pode atuar como profissional, mas amar novas tecnologias – veja pelo Ashton Kutcher, um Shark Tank e investidor da Uber, Airbnb e Spotfy.
Por isso, você precisa fazer uma boa pesquisa para entender se você está fazendo a proposta para a pessoa certa.
Se a proposta não combina em nada nem com a aptidão profissional e nem com o que o investidor gosta de fazer, então ele só vai investir se você o persuadir com força. E talvez nem assim, honestamente.
Outro fator que é importante de ser lembrado: qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode investir em um negócio. Assim, você pode ter pessoas próximas com dinheiro – e interesse – em participar desta jornada.

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2 – O negócio deve estar validado
Verdade seja dita: tem gente que gosta de investir em ideias, acreditando no potencial do empreendimento. Mas a maior parte dos investidores sérios do mercado trabalham com negócios minimamente validados.
Por isso, sugerimos que você sempre chegue nos investidores com um negócio já estabelecido e validado.
Assim, você diminui o risco do investimento e a tendência é que sua proposta seja vista de forma positiva.
Para apresentar um negócio validado, você vai precisar de:
- Faturamento médio,
- Base de clientes,
- Modelo de negócios estruturado.
Junte os dados dos últimos 6 meses de forma detalhada para apresentar.
Além disso, conforme o Alfredo disse antes, vai precisar de estratégias do que vai fazer no futuro para multiplicar seus resultados. Ou seja: projeções.
Lembre-se: um negócio sem faturamento, sem base de clientes e sem um modelo de negócio estruturado não tem como crescer.
3 – Deve ter uma projeção do futuro
Um bom negócio para investimento requer projeções futuras.
Isso significa que você precisa saber quais são os próximos passos que vai dar para chegar ao objetivo final, que também deve ser traçado. Em geral, esse objetivo é um volume de vendas ou faturamento e em quanto tempo vai conseguir isso com base das estratégias que montou.
Isso faz parte da projeção de crescimento do negócio.
Essa projeção não quer que seu negócio só vai chegar até este ponto. É apenas para mostrar um caminho. Para os anos seguintes, pode seguir de forma ainda mais simples, mostrando aonde pode chegar.
Você deve ter em mente quanto vai valer o negócio nos próximos anos e qual vai ser o retorno do meu investimento.
Lembre-se de que o objetivo não é apenas recuperar o valor investido, mas VALORIZAR o negócio ao longo do tempo. Isso é mais importante do que tudo.
Afinal, se o investimento for apenas recuperado, não houve lucro. E se não houve lucro, ninguém vai querer investir.
4 – Entender quais são os concorrentes
Na hora de avaliar um negócio, os investidores também precisam saber da concorrência dentro do mercado. E não adianta dizer que você não tem concorrentes… Mesmo que não sejam diretos, você tem, sim.
Além disso, se você tem uma super inovação, precisa avaliar se é um mercado com facilidade de entrada ou não. Se for facilmente copiável, novos concorrentes vão surgir rapidamente.
Conhecer a concorrência é importante porque pode pedir um investimento muito maior para conseguir competir com os outros grandes negócios do mercado antes de conseguir ver os frutos desse investimento.
Portanto, estude bem a concorrência. Tenha sempre em mente que você deve ter a chance de assumir o mercado nos próximos anos.
Por exemplo: Se você recebe uma proposta para investir em uma rede de fast food, qual a concorrência que já existe nesse mercado? Apenas gigantes multinacionais. Será que alguém vai querer competir com isso?
Se perceber que o mercado já está saturado e de concorrentes fortes e bem estabelecidos, talvez seja mais difícil captar investidores. Você vai precisar de uma estratégia muito bem estruturada para convencer.
5 – Números do negócio
Números não são a parte mais importante, mas devem ser considerados.
Esses são os que você deve considerar em primeiro lugar:
Faturamento – Quanto o negócio fatura por mês e se o faturamento está concentrado em poucos clientes. Isso pode ser perigoso. É sempre melhor ter um faturamento mais distribuído para maior estabilidade.
Lucro – Qual o lucro mensal do negócio? É analisando o lucro que você vai ver se o negócio tem ou não oxigênio para funcionar perfeitamente. Um bom lucro mensal significa que, em um possível mês ruim, o negócio tem como se virar sem grandes dificuldades.
Número de clientes cadastrados – Aqui nos clientes nós falamos daqueles que já estão fidelizados, ou seja, aqueles que têm o costume de adquirir os produtos do negócio. É aqui também que analisamos se o faturamento está ou não bem distribuído.
Custo de aquisição por cliente – O CAC é importante para saber quanto é necessário investir para conquistar cada cliente. Depois de feito esse cálculo, também é importante saber o valor que esse cliente gasta no negócio ao longo de um ano. Esse cálculo é parecido com o cálculo do ROI (Return on Investiment).
6 – Percentual da divisão
Você precisa entender até qual do seu lucro vai dividir com o investidor e deixar isso claro. É provável que a pessoa vá querer negociar, por isso tenha em mente um número até onde vai chegar.
Seguindo esse passo a passo, te garanto que você não vai mais ficar na dúvida na hora de preparar uma proposta de captação de investidor anjo.
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